sexta-feira, 3 de abril de 2015

Desculpa, de novo



Maps
de Yeah Yeah Yeahs é uma música muito escrota. Mesmo que você não esteja necessariamente chorando um amor perdido, dá aquela vontade de se matar. Wait! They don't love you like I love you.. É de morrer. Imagina a situação de quem canta a música. A pessoa pede pra outra esperar e ainda diz que os outros não o amam como ela o ama. É lindo, mas é uma mendigagem de amor sem limites.
Sempre fui da teoria que se você tem que implorar alguma coisa pra alguém é porque não vale a pena. Seja amor, seja amizade, seja atenção. Se você tiver que implorar, tem alguma coisa errada. Acho que sempre numa relação, seja ela qual for, o sentimento tem que ser de graça. No momento em que você passa a cobrar o outro por alguma coisa, alguma coisa muito errada tá acontecendo.
Eu sempre fui a pessoa que mendiga atenção. Seja dos amigos, namorado, família. Sou daquelas bem dramáticas mesmo. Do tipo que sempre se desculpa depois que reclama por atenção porque acha que tá incomodando o outro. E na maioria das vezes estou mesmo.
Essa parada de se desculpar me lembrou um livro que li esse ano, A festa da insignificância de Milan Kundera. Lembro que em uma parte do livro um dos personagens comenta sobre a teoria dos desculpantes. Ele diz que existem pessoas que nascem se sentindo culpadas, e que se desculpam por tudo, mesmo que a culpa não seja necessariamente delas. Eu acho que sou uma desculpante de natureza. Acho não. Tenho certeza.
Esses dias tava numa dessas sessões de desculpa quando meu amigo em questão disse que eu não tinha feito nada mas que o simples fato de eu pedir desculpa o tempo todo deixava ele com ódio. Desculpante ou não, o fato é que eu ainda tenho receio de conversar com ele por achar que tô atrapalhando alguma coisa.
Quando eu canso de pedir desculpas e de implorar pela atenção de alguém, é a hora de sumir. O que eu sei que não faz muito sentido, porque, já que a pessoa não tá te dando a atenção que você quer, ela dificilmente vai sentir tua falta se por acaso você sumir. Mas o ato de sumir pra mim é mais algo pra me confortar. É tipo aquela coisa de pensar "some, some que quem sentir sua falta uma hora vem atrás". Uma idiotice, porque isso nunca acontece.
Você some, deleta a pessoa da sua agenda, do whats, do facebook se for um caso extremo. Mas se você for um desculpante como eu você acaba voltando. Pra saber como o outro tá. Pra saber se agora ele vai te dar atenção como você queria. Até perceber que nada mudou. E daí você some de novo. E vai percebendo que mesmo que o outro faça falta, de nada adianta querer tanto estar com alguém que não quer estar com você tanto assim.

2 comentários: